Assine nosso Feed

Blog dos Concursandos

4 de mai. de 2010

Fies terá parcelas fixas e juro reduzido

Inscrições para o fundo de financiamento no Ensino Superior são abertas
Foram abertas ontem as inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O programa passa a operar este ano com mudanças que visam a facilitar a contratação do empréstimo. Entre as novidades estão a redução da taxa de juro, a instituição de parcelas fixas e a ampliação do prazo de quitação da dívida.
Ataxa de juros, que era de 6,5% ao ano, baixou para 3,4% ao ano para todos os cursos, inclusive para o saldo devedor dos contratos já firmados.
O período de carência passou de seis para 18 meses após a formatura. E o prazo de quitação da dívida foi ampliado: será de três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses. Além disso, durante todo o período de pagamento ao fundo as parcelas serão fixas.
O estudante também poderá solicitar o financiamento em qualquer período do ano, retroativo ao semestre que está cursando. Mas, a partir de 2011, somente alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão pedir financiamento para o Ensino Superior. Quem quiser se candidatar ao Fies ainda este ano não precisa comprovar participação no Enem.
Serão financiados pelo Fies os cursos de graduação presenciais que tenham avaliação positiva (conceito maior ou igual a 3) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e sejam oferecidos por instituições de ensino participantes do programa.
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado do Fies. O estudante precisa realizar diversos passos para a obtenção do empréstimo (confira quadro ao lado). Dois tipos de fiadores serão aceitos. A tradicional (com até dois fiadores) e a solidária, que pode ter de três a cinco alunos assumindo a fiança do grupo. O percentual da bolsa será calculado a partir do comprometimento da renda familiar per capita do estudante com o pagamento das mensalidades à instituição de ensino. As bolsas variam de 50% a 100%.

Como fazer

- As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

- Após a inscrição no sistema, o estudante terá de validar suas informações na instituição de ensino em que estiver matriculado.

- A partir daí, o aluno deverá procurar um dos agentes financeiros vinculados ao Fies para a contratação do financiamento. No momento, a Caixa Econômica Federal é a única instituição bancária.



Receba nossas atualizações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário