Assine nosso Feed

Blog dos Concursandos

8 de mai. de 2010

Conselho de especialistas para o concurso da Caixa Econômica Federal

Na véspera das provas do concurso da Caixa Econômica Federal (CEF), marcadas para domingo (9), bater papo com os amigos, ir ao churrasco ou até mesmo visitar a feira de concursos que acontece no Rio estão na agenda de candidatos que prestarão o exame, um dos mais aguardados pelos concurseiros.

A postura dos candidatos no sábado (8) é recomendada por especialistas – eles afirmam que o dia anterior ao da prova é momento de descansar o corpo e amente ou, no máximo, revisar formulas e fazer algum simulado – jamais pegar nos livros.
Na hora da prova manter a calma.
Veja abaixo as dicas.
Lia Salgado, consultora em concursos

Véspera

Para Lia, é essencial encerrar o estudo com, no máximo, 24 horas de antecedência da prova. Ela diz que o cérebro precisa estar em boas condições para a prova pois, caso contrário, mesmo informações conhecidas podem não ser acessadas por conta do cansaço na hora do exame. "O sábado é dia de relaxar e descansar o cérebro para a prova. Aproveite para organizar tudo o que precisará levar no dia seguinte, assistir a um bom filme e dormir cedo."

Domingo

Lia sugere que o candidato acorde com tempo suficiente para se preparar e sair com bastante antecedência. "Não se esqueça de conferir o material que deverá levar e chegar cedo no local da prova", diz. Na hora do exame, ela sugere que o concurseiro faça no início somente aquilo que sabe bem de cada disciplina, sem perder tempo. "No segundo momento, parta para as outras questões e reserve 30 minutos para a marcação do cartão-resposta", diz.

Carlos Arthur Newlands Júnior, autor do livro Sistema Financeiro e Bancário (editora Campus-Elsevier)

Véspera

Para Newlands Júnior, véspera não é dia de estudar. "É hora de relaxar para estar tranquilo e descansado", diz. O especialista aconselha os candidatos a não beberem nada alcoólico. Para ele, é importante ter uma boa alimentação e praticar uma atividade relaxante, como ir à praia ou ao cinema. Por último, é essencial dormir cedo, mesmo quando a prova for à tarde.

Prova

O consultor dá dois conselhos específicos para o concurso da CEF. Um deles é que o candidato não deve praticar leitura dinâmica na prova. "O Cespe é conhecido pelas pegadinhas, o que exige uma leitura bem atenta e vagarosa. É preciso ter concentração e prestar atenção em tudo, ler item a item e analisar bem o enunciado de cada questão", sugere.

O segundo conselho é estar atento às palavras-chave de pegadinha, como expressões "restritivas" e a palavra "não" nos enunciados. "São elas que, geralmente, confundem o candidato”, diz.

Marco Antonio Carboni, coordenador de carreiras fiscais e nível médio do complexo jurídico Damasio de Jesus

Véspera

"Para quem se preparou, é o dia para manter a mente confiante", diz o especialista. Ele aconselha que o candidato separe parte do dia para rever fichas de resumo, fórmulas matemáticas e pontos relevantes listados no período de estudos. A outra parte do dia deve ser reservada para concentrar as energias e pensar positivamente no dia da prova, opina. Ele diz que vale sair para andar e respirar, esticar o corpo e fazer um alongamento.

Prova

Carboni aconselha que o candidato procure acordar mais cedo que o de costume e, ainda na cama, faça uma revisão mental sobre todos os passos do seu estudo. "Não chegue atrasado. Leve água e os materiais necessários para a prova e não esqueça de reservar um tempo, cerca de 20 minutos, para passar todas as questões para o gabarito", diz. "Concentre-se, tranqüilize-se e tenha confiança."



Receba nossas atualizações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário