Assine nosso Feed

Blog dos Concursandos

30 de abr. de 2010

Enem está previsto para os dias 6 e 7 de novembro

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (30), que o MEC pretende realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 6 e 7 de novembro. Geralmente a prova ocorre em outubro, mas, neste ano, o calendário teve de ser alterado por causa do primeiro e do segundo turnos das eleições. A expectativa é de que a edição deste ano tenha 6 milhões de inscrições.



O resultado das provas deve estar disponível na primeira semana de janeiro para ser usado nos processos seletivos de instituições públicas de ensino superior. Em 2009, 51 aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ofereceu 47,9 mil vagas

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2010 estava marcado para o primeiro fim de semana de novembro e, por causa do Enem, deverá ser adiado. A confirmação da data do Enem depende dessa mudança no calendário do Enade.

A última edição do Enem foi marcada pelo vazamento das provas e a suspensão do exame, dois dias antes da data para a qual ele estava originalmente marcado (3 e 4 de outubro). Uma denúncia do jornal O Estado de S. Paulo levou o Ministério da Educação (MEC) a adiar as provas para os dias 5 e 6 de dezembro. Repórteres foram procurados por homens que possuíam os testes que seriam aplicados.

Em 2009, 4,1 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e 3,2 milhões fizeram as provas.

Em junho, o MEC fará uma nova rodada de inscrições do Sisu. Os alunos que tiverem interesse em disputar as vagas a serem oferecidas por instituições públicas de ensino superior vão usar a nota do Enem de 2009.

As 51 instituições que participaram da primeira edição do sistema manifestaram interesse em permanecer no processo, mas ainda não é possível saber quantas vão participar da etapa de junho, já que nem todas fazem processos seletivos duas vezes ao ano.





Receba nossas atualizações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário